Biografia
Juvandia Moreira
Compartilhe
Juvandia Moreira, baiana, de Nova Soure, saiu pela primeira vez de sua terra natal aos 17 anos, quando foi escolhida com mais 21 estudantes da Bahia para intercâmbio cultural no Canadá, onde morou por três meses aprendendo francês e atuando em projetos sociais. Pouco tempo depois foi para São Paulo, com o objetivo de aprimorar os estudos. Trabalhou no comercio, e sete meses depois, 1992 se tornou funcionária do Bradesco.
Sua trajetória como dirigente sindical começou em 1997, quando ingressou na diretoria do Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e Região. Além de atuar junto nos locais de trabalho, a dirigente ocupou as secretarias de Assuntos Jurídicos e de Organização e Suporte Administrativo, foi secretária-geral e após 87 anos de histórias, em 2010, foi a primeira mulher a assumir a presidência do Sindicato permanecendo no cargo até 2017. Nesse período, se formou em direito e fez pós-graduação em relações internacionais.
Em abril de 2018, Juvandia Moreira, assumiu a presidência da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro – Contraf-CUT, entidade que representa uma categoria que soma cerca de um milhão de trabalhadores, entre bancários, financiários, promotores de crédito, profissionais da área de seguros, terceirizados e outros empregados do ramo financeiro.
É uma das responsáveis por coordenar a Campanha Salarial dos Bancários;
Em março de 2023, assumiu, também, a vice-presidência da Central Única dos Trabalhadores – CUT
É membro da Direção Nacional do PT e membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável (CDESS) do Governo Federal.