MENU

Seminário qualifica dirigentes sindicais a debater saúde e segurança psicossocial

Conticom-CUT participa de evento promovido pela Feticom-SP em parceria com a ICM para tratar dos riscos ocupacionais na indústria da construção e mobiliário

Publicado: 22 Junho, 2026 - 11h58

Escrito por: Redação CONTICOM | Editado por: João Andrade

Divulgação/Conticom
notice
Luiz Carlos de Queiroz, dirigente da Conticom-CUT, durante palestra no evento realizado em MongaguáC

Com o objetivo de qualificar o debate sobre os riscos ocupacionais na indústria da construção e mobiliário, o “Seminário Segurança e Saúde Psicossocial” reuniu cerca de 90 pessoas, entre dirigentes sindicais, especialistas e convidados, na colônia de férias da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e Mobiliário do Estado de São Paulo (Feticom-SP), em Mongaguá, na Baixada Santista.

O evento, realizado nos dias 10 e 11 de junho, foi promovido pela Feticom-SP em parceria com a Internacional de Trabalhadores da Construção e da Madeira (ICM, ou BWI na sigla em inglês), com apoio e participação de dirigentes da Confederação Nacional dos Sindicatos de Trabalhadores nas Indústrias da Construção e da Madeira da CUT (Conticom).

Segundo Gilmar Guilhen, presidente da Feticom-SP, o objetivo do seminário foi debater as mudanças na nova Norma Regulamentadora nº 1 (NR-1), com destaque para a obrigatoriedade das empresas de gerenciar os riscos psicossociais e proteger a saúde mental no ambiente de trabalho.

“O seminário foi de suma importância porque nós, sindicalistas, temos que estar qualificados tanto para tirar as dúvidas dos trabalhadores e trabalhadoras sobre a nova NR-1, como para fazer com que as empresas cumpram suas determinações”, avalia Marcelo Ferreira dos Santos, tesoureiro da Conticom-CUT e da Feticom-SP.

 

Prevenção, riscos e adoecimento

Especialistas e autoridades ligados a órgãos de assistência ao trabalhador participaram do “Seminário Segurança e Saúde Psicossocial” com palestras abordando diversos aspectos do tema central da atividade.

A abertura ficou a cargo do médico sanitarista Pedro Tourinho, ex-presidente da Fundacentro, que falou sobre a importância da prevenção para evitar o adoecimento mental dos trabalhadores, relacionando o tema com a questão da saúde ocupacional no setor da construção e do mobiliário.

Também palestraram no primeiro dia o secretário de Saúde da CUT-SP, Valdeci Henrique da Silva, e o auditor-fiscal do Trabalho Reinaldo Paulo Sales Júnior, abordando questões como ações de prevenção e combate aos riscos psicossociais relacionados ao trabalho e o que as empresas devem fazer para minimizar esses riscos.

No segundo dia do seminário, Thiago Beltrame, Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), falou sobre nexo causal e CAT relativos às doenças psicossociais, enquanto o advogado Jonadabe Laurindo palestrou sobre responsabilidade civil do empregador.

No fechamento do evento, Fernando Lima, técnico do DIEESE, falou sobre a elaboração de cláusulas em convenções e acordos coletivos para a prevenção e combate aos riscos psicossociais, tema de grande importância para os sindicalistas presentes.

“A Feticom-SP e a ICM acertaram no tema do seminário, que tem tudo para ajudar o movimento sindical a se fortalecer e a se municiar de informações importantes e relevantes sobre um tema [nova NR-1] que certamente estará na nossa pauta deste ano”, avalia avalia Luiz Carlos de Queiroz, o Luizinho, vice-presidente da Conticom-CUT.