Jogos Operários celebram a integração dos trabalhadores da construção em SP
Em sua 34ª edição, evento reuniu mais de 500 pessoas, entre trabalhadores(as) e seus familiares, em Mongaguá; além das disputas, encontro favoreceu o debate das pautas do setor e do Brasil
Publicado: 08 Outubro, 2025 - 18h13 | Última modificação: 08 Outubro, 2025 - 18h27
Escrito por: Redação CONTICOM | Editado por: João Andrade

Evento criado nos anos 80 pela Federação dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário do Estado de SP (Feticom-SP), os Jogos Operários encerraram no último domingo (5/10) a sua 34ª edição com uma celebração da unidade e força dos trabalhadores e trabalhadoras do setor em todo o estado de São Paulo.
Neste ano, os Jogos Operários registraram a marca de mais de 500 participantes, entre trabalhadores(as) de 13 sindicatos de várias regiões do estado, e seus familiares, reunidos desde a abertura do evento, na sexta-feira (3/10), na Colônia de Férias da Feticom-SP, em Mongaguá, no litoral sul do estado.
Durante três dias, os trabalhadores(as) disputaram medalhas e troféus em diversas modalidades, do futebol society ao vôlei, do atletismo ao cabo de guerra, além de jogos de mesa, bilhar, dança, canto e o tradicional concurso Miss Simpatia. Os participantes se classificaram para os Jogos Operários após vencerem competições realizadas regionalmente.
“O evento se transformou em palco de integração, resistência e celebração da força coletiva dos trabalhadores e trabalhadoras da construção em todo o estado. Os Jogos Operários reafirmam nosso papel histórico na defesa da classe trabalhadora e tendo o esporte como símbolo de união, superação e luta”, afirmou Gilmar Guilhen, presidente da Feticom-SP.
Para Marcelo Ferreira dos Santos, diretor da Confederação Nacional dos Sindicatos de Trabalhadores nas Indústrias da Construção e da Madeira da CUT (Conticom), entidade que também participou da organização dos Jogos Operários, o evento teve importância especial ao se consolidar como um fórum privilegiado para debates entre trabalhadores(as) sobre temas da categoria e da conjuntura política nacional.
“Além de incentivar a inserção do esporte na vida dos trabalhadores e promover a interação entre eles, os Jogos Operários representaram um momento importante para, num espaço reservado e com a atenção de todos, debater a conjuntura nacional e reforçar nossas pautas e as pautas da esquerda”, destacou Marcelo Ferreira, que também é presidente do Sindicato da Construção Civil de Guarulhos e Arujá (Sindicongru).
A cerimônia de encerramento dos Jogos Operários contou com a presença do deputado estadual Luiz Fernando (PT) e representantes da Prefeitura de Mongaguá, que apoiou a realização do evento.