Festas pelo Dia do Trabalhador na Construção reúnem mais de 13 mil no ES
Eventos promovidos por dois sindicatos filiados à Conticom-CUT aconteceram nas cidades de Cariacica e Linhares no fim de semana que antecedeu o dia 6 de outubro, feriado estadual para a categoria
Publicado: 10 Outubro, 2025 - 10h02 | Última modificação: 10 Outubro, 2025 - 10h22
Escrito por: Redação CONTICOM

Os trabalhadores da construção civil do Espírito Santo participaram no último fim de semana (4 e 5 de outubro) de dois grandes eventos promovidos por sindicatos filiados à Confederação Nacional dos Sindicatos de Trabalhadores nas Indústrias da Construção e da Madeira da CUT (Conticom).
O motivo da realização das festas foi a celebração do feriado estadual para a categoria do dia 6 de outubro, data definida por lei aprovada em 2009 na Assembleia Legislativa do Espírito Santo como o Dia do Trabalhador da Construção Civil.
“Esse feriado já era uma conquista da categoria definida em Convenção Coletiva há mais de 20, e que em 2009 virou lei estadual. É o reconhecimento da importância do trabalhador da construção no desenvolvimento do estado”, explica Virley Santos, presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria da Construção Civil do Espírito Santo (Sintraconst-ES).
Segundo o dirigente, a 29ª edição da Festa da Categoria reuniu mais de 10 mil pessoas em Cariacica, cidade da região metropolitana de Vitória. O evento contou com uma série de atividades, ações de cidadania e distribuição de prêmios aos trabalhadores sindicalizados que participaram junto a seus familiares.
Reconhecimento ao trabalhador
Para os trabalhadores das regiões norte e noroeste do estado, outra grande festa em comemoração à data foi promovida pelo Sindicato dos Trabalhadores na Construção Civil e Construção Pesada de Linhares e Região (Sintracon-ES).
De acordo com José Paulino da Silva, presidente do Sintracon-ES, cerca de 3,5 mil pessoas, entre trabalhadores e familiares, foram ao Clube da PM de Linhares para aproveitar o evento, que contou churrasco, parque infantil e música ao vivo. Também foram sorteados vários brindes e prêmios.
“Essa festa foi retomada depois da crise da pandemia e voltamos a promovê-la ano a ano, desde 2023, transformando-se numa tradição aqui na região. É uma festa de reconhecimento da categoria e também de agradecimento aos trabalhadores por estarem juntos ao sindicato”, disse José Paulino.