MENU

CONTICOM-CUT defende garantia dos direitos trabalhistas para Certificação FSC

Evento realizado na Bolívia teve participação de dirigente da confederação e da presidenta do Sindicato da Construção de Dourados-MS

Publicado: 27 Setembro, 2024 - 16h02

Escrito por: Redação CONTICOM | Editado por: João Andrade

Divulgação
notice

Dois dirigentes sindicais brasileiros ligados à Confederação Nacional dos Sindicatos de Trabalhadores nas Indústrias da Construção e da Madeira filiados à CUT (CONTICOM) estiveram entre os 150 participantes da reunião regional da América Latina do Conselho de Manejo Florestal (FSC, na sigla em inglês). O evento, nos dias 19 e 20 de setembro, foi realizado em Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia.

Na oportunidade, Luiz Carlos Queiroz, vice-presidente da CONTICOM-CUT, e Aline Ferle, presidenta do Sindicato da Construção Civil e Mobiliário de Dourados (Sintracom-MS), reforçaram a importância do respeito aos direitos trabalhistas para concessão da Certificação FSC para empresas. O Sintracom Dourados é um dos mais novos sindicatos filiados ao FSC.

Os brasileiros participaram dos trabalhos da Câmara Social, uma das três que reuniram os participantes – as outras Câmaras são a Econômica e a Ambiental. Luiz Carlos e Aline ajudaram na construção de propostas para as moções ligadas à defesa dos interesses da classe trabalhadora que serão encaminhadas à Assembleia Geral do FSC, programada para outubro de 2025, no Panamá.

“Focamos nossa atenção na Moção 51, que discute a questão da Certificação FSC com relação aos sindicatos e aos trabalhadores. Ela foi elaborada para verificar se a empresa que pede a certificação está cumprindo tudo o que está estabelecido pelo FSC, pela OIT [Organização Internacional do Trabalho] e nas NRs [Normas Regulamentadoras]”, explicou Queiroz.

Já Aline Ferle destacou o sucesso na divulgação da Rede Sindical Amazônica, plataforma da ICM/BWI Global Union composta por sindicatos dos territórios amazônicos dos países da Bacia Amazônica.

“Priorizamos na Câmara Social algumas questões trabalhistas para serem incluídas nas moções desse setor, além de incluir na agenda do evento a questão da Rede Sindical Amazônica, uma iniciativa regional que tem tudo a ver com a FSC”, disse a dirigente.

O FSC (Forest Stewardship Council) é uma organização global sem fins lucrativos dedicada a promover o manejo florestal responsável por meio de um sistema de certificação florestal. Criada em 1994, após a Eco-92, a organização tem sede em Bonn, na Alemanha, e está presente em mais de 80 países, incluindo o Brasil.